Plantio do trigo no Paraná está atrasado devido tempo seco

Indique a um amigo

A presença de um bloqueio atmosférico que impedia a passagem de frentes frias manteve o tempo seco desde o final de abril em grande parte do país. Com as chuvas abaixo da média e o déficit na disponibilidade hídrica do solo, a área de semeadura do grão chega a registrar um atraso de 33% em comparação à safra de 2016/17.

Até agora, apenas 7% das áreas destinadas ao trigo foram semeadas no Paraná. De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), este deve ser o menor percentual para esta época do ano desde 2009. Ainda assim, a previsão do retorno das chuvas a partir deste fim de semana, deixa os agricultores, que vinham plantando no pó, mais otimistas.

Segundo a Somar Meteorologia, a segunda quinzena de maio deve ser marcada por chuvas mais frequentes. A primeira frente fria deve romper o bloqueio atmosférico entre esta sexta e sábado (12), e deve trazer acumulados significativos para o oeste paranaense, aonde algumas das principais áreas produtoras chegaram a registrar quase 50 dias sem precipitação.

Veja a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Fonte: Jornal do Tempo

Indique a um amigo