Panificadoras aguardam retomada de entrega de insumos para pães

Indique a um amigo

Os insumos para panificação começam a chegar a algumas padarias de Sorocaba e a expectativa do setor é de que a situação se normalize durante a semana que vem. No início da semana, o Sindicato das Empresas de Panificação de Sorocaba e Região (Sipans) estimava que mais da metade das 200 padarias da cidade só tinha ingredientes para produzir pães até o final desta semana, situação provocada pela paralisação dos caminhoneiros.

O presidente da entidade, Paulo Bacelli, conta que alguns estabelecimentos receberam produtos na quinta-feira (31) e sexta-feira (1). "Isso amenizou a possibilidade de ficarmos sem pão. Então estamos aguardando os acontecimentos", disse. Durante esse período o preço do pão não teria subido, mas o setor teme reajustes diante das incertezas quanto ao preço do trigo - - produto importado da Argentina, que teve dificuldade de produção, e que é impactado ainda pelo valor do dólar.

Em uma padaria do bairro Éden, o sócio-proprietário José Paulo Negri conta que são utilizados 400kg de farinha de trigo por dia e a estimativa era de que o estoque dure até a segunda-feira (4). O local tem enfrentado o problema com o abastecimento de produtos desde o início da semana, mas conseguiu adquirir o fermento que também já estava no fim. "Agora é a farinha, não estabilizou ainda".

O empresário conta que a solução tem sido comprar a farinha em redes de supermercado especializadas no atacado, mas que em um dos locais assim que a farinha chegou na sexta-feira (1) acabou rapidamente. A expectativa é receber o carregamento encomendado no dia 11 e, enquanto isso, comprar de outros fornecedores.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Indique a um amigo