CNA: atraso em embarques vai prejudicar armazenagem da safra de milho e trigo

Indique a um amigo

O atraso no embarque da safra de milho e soja vai dificultar o recebimento e armazenagem da segunda safra ou safra de inverno do milho e do trigo que estão sendo colhidos, alerta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no documento entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que analisa ação de inconstitucionalidade da Medida Provisória 832, que estabeleceu preços mínimos para o frete. Segundo a CNA, a safra de inverno já começou a ser colhida e deverá ser de 10 milhões de toneladas de milho e 3,3 milhões de toneladas de trigo.

Outros prejuízos com o travamento do transporte e da comercialização dos produtos agrícolas é que o Brasil pode perder mercado dos países mais exigentes em relação à pontualidade e qualidade dos produtos, alerta a entidade.

Poderá haver ainda a perda de fechamento de empresas e desemprego, já que compromissos financeiros, salários e impostos serão atrasados.

Os preços ao consumidor de frango tiveram elevação de 45% por causa do tabelamento do frete. No leite, a alta deverá ser de 50%.

Fonte: Isto É

Indique a um amigo