Pessoas saudáveis não devem tirar o glúten da dieta

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"Minha amiga diz que que parou de comer glúten e perdeu x quilos." Quem nunca ouviu algo parecido? Nas redes sociais, produtos e receitas glúten-free fazem sucesso e são apresentados como sinônimos de saúde. Mas, descontando o caso dos celíacos (que têm alergia ao glúten e representam cerca de 1% da população mundial), vale mesmo a pena tirar o pãozinho francês do cardápio? 

Só para esclarecer: o glúten é a proteína presente nos grãos de trigo, cevada e centeio.

Seguem, abaixo, os cinco principais pontos da declaração oficial da entidade.

1 - Não há evidências suficientes para assumir que pessoas saudáveis se beneficiem de uma dieta sem glúten.

2 - Estudos recentes sugerem que a sensibilidade ao glúten (que atinge cerca de 6% da população) pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção de alguns carboidratos conhecidos como Fodmaps, sigla, em inglês, para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Esses carboidratos de difícil digestão estão presentes no trigo, na cevada, no centeio e também em frutas e legumes como brócolis, maçã, beterraba e abacate. Como eles não são absorvidos com facilidade no intestino delgado, podem formar gases que causam estufamento e flatulência.

3 - Dados epidemiológicos sustentam que pessoas com doença celíaca e excesso de peso não apresentam perda de peso sob uma dieta sem glúten.

4 - Dados experimentais recentes mostraram possíveis efeitos nocivos da dieta sem glúten no intestino de pessoas saudáveis. Isso foi atribuído principalmente ao aumento do consumo de produtos glúten-free ultraprocessados e nutricionalmente pobres, ou seja, à diminuição do consumo de cereais integrais e fibras importantes para a saúde do intestino. "Os cereais integrais têm efeito prebiótico: alimentam as bactérias do bem do intestino, contribuindo para a redução no risco de câncer de intestino, doenças inflamatórias e doenças cardiovasculares devido à presença de fibras", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio. "Daí a importância de fazer parte da dieta de quem não é celíaco nem tem sensibilidade ao glúten", completa a especialista.

5 - Dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados com glúten seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais e de hortaliças.

Fonte: Metro Jornal

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