Com clima favorável, safra de trigo tem bom desenvolvimento

Indique a um amigo

As condições climáticas no Rio Grande do Sul ao longo desta semana foram de predomínio de frio intenso, baixa precipitação e boa insolação. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS), essa condição foi muito favorável à cultura do trigo, que tem mantido um desenvolvimento vigoroso, além de retomar um perfilhamento mais intenso, o que poderá proporcionar boa produtividade final. Mesmo com geadas registradas em várias regiões produtoras, as lavouras não foram afetadas por conta da baixa intensidade do fenômeno climático.

A baixa umidade relativa do ar e o aumento da luminosidade beneficiaram a diminuição na incidência de doenças fúngicas. Nesse
sentido, a primeira quinzena de agosto termina com um desvio negativo de chuvas entre 25 e 50 milímetros em relação à média pluviométrica para o período.

A Emater ressalta que 92% da safra do estado está em desenvolvimento vegetativo e 8% delas em floração. As produtividades esperadas no momento, considerando as várias regiões produtoras, giram em torno de 3 mil quilos por hectare.

Fonte: Canal Rural

Indique a um amigo