PR: 20 mil hectares com trigo podem virar subproduto

Indique a um amigo

O excesso de chuva que tem atrasado desde o mês passado a colheita do trigo na região faz com que em torno de 20% da área destinada ao cereal que já está pronta para ser colhida, o que resulta em quase 20 mil hectares somente no oeste, sigam nas lavouras sem a possibilidade de serem removidas.

Teve produtor que iniciou a colheita no domingo pela manhã, mas com a reviravolta do tempo precisou recolher as máquinas e agora voltar é uma grande incerteza diante da previsão de chuva, com pequenos intervalos de sol, até a próxima segunda-feira.

O problema é que já tem trigo que passou da hora de ser colhido e cada dia a mais nas lavouras é sinônimo de perda de qualidade. "Se continuar chovendo por uma semana, o trigo que estava com um pH bom no fim de semana, de 77, 78, vai registrar baixa todos os dias até se tornar triguilho, que é um subproduto e vale muito menos no mercado. Neste momento, os 20% a serem colhidos podem virar subproduto se chover a semana toda", explica o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) no Núcleo Regional da Seab de Cascavel José Pértille.

 

fonte: Notícias Agrícolas

Indique a um amigo