Câmara Setorial do Trigo debate panorama do mercado frente alta do dólar

A primeira reunião de 2015 da Câmara Setorial do Trigo foi realizada no dia 30 de março, em Capão Bonito (SP), e contou com a presença de representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do trigo, como cooperativas, moinhos, sementeiras e indústrias.

A estimativa de plantio da safra de 2015/2016 e o impacto da alta do dólar no setor foram alguns dos assuntos abordados, uma vez que a variação cambial influencia na procura do grão nacional. Outro tema tratado durante o encontro foi a nomeação dos cargos de presidente e vice-presidente da Câmara Setorial para o exercício de 2015. O Sr. Nelson Montagna, representante do Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo, foi reeleito presidente e o Sr. José Reinaldo Oliveira, da Cooperativa Castrolanda, foi eleito vice-presidente.

O evento contou com a presença do assessor especial da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Sr. Alberto Amorim, que ressaltou a importância da Câmara Setorial do Trigo para o desenvolvimento da agricultura no Estado. Ele também enfatizou que "o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, tem grande interesse em aproximar-se da cadeia produtiva.

Para o presidente do Sindustrigo, Sr. Christian Saigh, a Câmara Setorial tem papel fundamental no progresso da triticultura e da indústria do trigo paulista. "As reuniões são importantes, pois conseguimos detectar com mais facilidade quais são os gargalos do setor e também debater com todas as instâncias as possíveis soluções", afirmou.

Câmara Setorial do Trigo é organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e apoiada pelo Sindustrigo. A próxima reunião acontecerá entre maio e junho, em Capão Bonito (SP).