Comitê de Relações Sindicais e Trabalhistas promove primeiro encontro no Sindustrigo

O recém-criado Comitê de Relações Sindicais e Trabalhistas do Sindustrigo se reuniu na manhã do dia 15 de junho, para a primeira reunião na sede do sindicato, em São Paulo (SP).

O comitê foi criado com a finalidade de promover reuniões periódicas com representantes das empresas associadas ao Sindicato para análise e discussão de assuntos trabalhistas e sindicais, promovendo intercâmbio de informações e acompanhamento legislativo que contribuirão para o aperfeiçoamento do processo de negociação coletiva.

Dentre os assuntos apresentados na reunião pelo advogado e consultor do Sindustrigo, Cassius Marcellus Zomignani estavam as alterações na legislação trabalhista, visando atualizar e contextualizar os participantes do Comitê, principalmente, pela modernização da legislação de proteção ao trabalho.

"A reforma trabalhista promoveu alterações significativas na legislação, que suscitam em muitas interpretações; fator que gera a importância de reunirmos os representantes das empresas. Nós temos posições na Justiça ou no Ministério Público do Trabalho, que nem sempre aplicam a reforma na íntegra. Então, é sempre bom promovermos esses momentos para a troca de experiências, visando à compreensão de todos", afirma o advogado.

Segundo Cassius, alguns atos foram publicados visando dar uma melhor interpretação para as modificações implementadas, o que fortalece ainda mais a importância de se atualizar e buscar conhecimento para aplicar a legislação da melhor maneira possível, com menor risco.

"A troca de experiência e a atualização sobre as questões trabalhistas é fundamental. As boas práticas precisam ser disseminadas e é muito importante que haja uma transferência da informação para os empregados, tendo em vista que em muitos casos há uma incompreensão da reforma por parte dos trabalhadores", destaca Cassius. "A boa compreensão do que foi modificado é muito importante para a relação da empresa com os colaboradores", finaliza.