A cadeia produtiva da indústria de Alimentos e Bebidas est" />

Fispal Tecnologia reúne soluções e muitas atrações para a Indústria de Alimentos e Bebidas

A cadeia produtiva da indústria de Alimentos e Bebidas esteve na Fispal Tecnologia - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, maior encontro do setor na América Latina, promovido entre os dias 26 e 29 de junho de 2018, no São Paulo Expo.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes puderam conferir as novidades tecnológicas desenvolvidas por empresas de todo o mundo, visando tecnificar e agilizar os processos da produção.

A White Martins, líder no mercado de gases industriais e medicinais na América do Sul, levou para a feira uma solução para a panificação. Trata-se de um sistema de resfriamento de farinha inédito no Brasil.

Atualmente, são utilizados água e gelo para alcançar a temperatura ideal da massa, uma etapa crucial na fabricação de pães e biscoitos. A tecnologia apresentada pela White Martins, com aplicação do nitrogênio para resfriamento, melhora a qualidade dos produtos, elimina o risco de contaminação, é mais ecológica e ainda traz uma economia nos custos de produção de até 50%.

Outro destaque foi a paletizadora de alto nível, da Premier Tech Chonos, que possibilita o trabalho com sacos e fardos, formando os paletes de maneira homogênea, pois intercala os sacos nos layers. Segundo a empresa, a máquina atende a maioria das plantas de moinhos brasileiros, embalando de 600 a 1200 unidades por hora. Outro diferencial é a assistência técnica remota gratuita e vitalícia.

A empresa ainda trouxe para a feira o "Stack e Wrap", um equipamento que empilha e embala os sacos, garantindo estabilidade. A máquina consiste numa combinação de duas tecnologias: uma paletizadora de alto nível com uma embaladora com invólucro elástico de plataforma giratória. Esta moderna combinação de tecnologias permite uma área de ocupação menor.

Indústria 4.0

A feira deste ano trabalhou o conceito de Indústria 4.0, reunindo expositores e espaços dedicados ao tema. O principal destaque é a nova versão do Demonstrador da Indústria 4.0 - Alimentos e Bebidas, realizado em parceria com o Instituto Mauá Tecnologia (IMT). A atração mostrou como é fácil integrar equipamentos antigos e soluções simplificadas, evidenciando que até mesmo as micro e pequenas empresas podem se beneficiar com essa nova fase da indústria.

O projeto apresentou também conceitos que nunca foram demonstrados em uma feira no Brasil, como o Digital Twin, que é um modelo digital 3D de um sistema físico operacional, e a Realidade Aumentada, tecnologia que sobrepõe objetos virtuais ao mundo real.

A TOTVS, empresa brasileira de software, serviços, plataforma e consultoria e está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo, apresentou na feira o Fast Analytics, que traz um pacote de visões prontas, com base nas melhores práticas para o segmento.

A tecnologia chega, especialmente acessível às pequenas e médias indústrias, por uma oferta com baixo custo de implementação e um modelo de comercialização de assinatura mensal. A partir daí, a empresa passa a contar com um novo poder de gestão para os negócios, por meio de informações de alta qualidade e de fácil leitura. O objetivo é democratizar os recursos da Indústria 4.0, como big data e ferramentas de analytics, para melhorar a inteligência comercial e os controles de planejamento, com foco na manutenção e aumento da sua competitividade no mercado.

Espaço Senai

O Instituto Senai de Tecnologia - Alimentos e Bebidos apresentou na Fispal protótipos de alimentos desenvolvidos pelos alunos, que foram apresentados aos visitantes da feira. O espaço também contou com a realização do "Lab de Soluções", em que duas equipes de técnicos receberam desafios tecnológicos que foram solucionados durante a feira.