Grupo de RH do Sindustrigo debate o papel do departamento no engajamento de pessoas

O grupo de Trabalho de Recursos Humanos do Sindustrigo se reuniu na manhã de 15 de março para acompanhar a palestra “Práticas e engajamento de pessoas: Qual o papel do RH?”, ministrada pela sócia diretora da Ricca & Associados, Sheila Madrid Saad, na sede do Sindicato, em São Paulo (SP).

Durante a palestra, os representantes dos departamentos de RH de moinhos associados ao Sindustrigo tiveram a oportunidade de conversar e esclarecer dúvidas sobre o papel do departamento na empresa. “Existem muitos dilemas e mitos sobre a questão do envolvimento do colaborador nos processos da empresa. O RH tem o desafio de fazer com que as coisas ocorram e, principalmente, gerenciar as expectativas de gestores e de funcionários de uma forma geral. Neste encontro, tivemos um bate papo para analisar situações e realidades distintas dentro desse contexto”, afirma a palestrante.

Sheila ressalta que o RH sofreu grandes transformações ao longo do tempo e nos últimos anos adotou uma postura mais estratégica do que operacional e o grande desafio atual é mudar essa mentalidade e fazer com que os gestores entendam o departamento como uma área que pode dar suporte para todas as ações da companhia e auxiliar no desenvolvimento da empresa.

“O desafio é crescente. Ele não vai mudar, pois o mercado é muito competitivo e cada vez mais agressivo. Frente a essa realidade, cabe ao Recursos Humanos ser a engrenagem que fará com que colaboradores movimentem essa máquina organizacional e tornem a empresa realmente significativa no mercado em que atua”, destaca Sheila.

“Mesmo em pequenas organizações é importante garantir que aquilo que a empresa se propõe a fazer e entrega ao mercado tenha um caráter de excelência. Isso só é possível com a participação de pessoas que operem os processos da melhor forma possível”, afirma.

Grupo de RH

A palestrante destacou a importância das reuniões do grupo, principalmente pela troca de informações entre profissionais que convivem com a mesma realidade. “Quando juntamos profissionais da área de RH para discutir o negócio, começamos a pensar na junção das duas pontas, tanto do colaborador como do meio de campo para a alta direção, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar o desempenho corporativo e a competitividade da organização”, finaliza Sheila.