Normas da Anvisa são debatidas durante encontro do GT de Controle de Qualidade do Sindustrigo

O Grupo Técnico criado pelo Sindicato está ativo desde 2017

Representantes dos moinhos associados ao Sindustrigo participaram virtualmente da última reunião do ano do Grupo Técnico de Controle da Qualidade, na manhã de 06 de novembro. Durante o encontro foram abordadas as atualizações das normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O debate contou com a apresentação da coordenadora do SENAI - IST de Alimentos e Bebidas, Viviane Cremaschi Lima que em um bate-papo respondeu as perguntas dos participantes sobre a RDC nº 331/19 e IN nº 60/19, que trata dos padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação; e a RDC nº 429/20 e IN nº 75/20, que trata da rotulagem nutricional dos alimentos e estabelece requisitos técnicos.

Cremaschi explicou que a RDC nº 331/19 estava desatualizada e não estava alinhada com os padrões Mercosul. “Todas as legislações possuem um direcionamento para que possam nortear as empresas sobre como melhorar e validar as boas práticas do processo”. Esta resolução se aplica a toda a cadeia produtiva de alimentos, por isso é importante que a indústria realize o plano de amostragem dos produtos, que devem atender ao estabelecido nos padrões microbiológicos para alimentos.

A RDC nº 429/20 também foi discutida durante o evento online. “Esta resolução nasceu a partir de várias necessidades. Atualmente é buscada a transparência nos rótulos também por parte do consumidor, que preza por produtos saudáveis e mais qualidade de vida”, pontuou a coordenadora.

A medida vem para trazer mais clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos, com o objetivo de auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.

O grupo tem como finalidade promover a análise e desenvolver um parecer prévio do posicionamento, em nível estadual, de temas relacionados ao Controle de Qualidade, visando a proteção e a defesa dos interesses do setor.

Ativo desde 2017, o GT de Qualidade já foi responsável pelo desenvolvimento de materiais importantes para o setor como o Guia Orientativo de Rotulagem para Farinha de Trigo, publicação que orienta os moinhos de São Paulo quanto às principais diretrizes legais de rotulagem aplicadas à farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.