Palavra do Presidente | Mensagem fim de ano

Caros associados e parceiros,

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um ano marcado pelo INEDITISMO: uma PANDEMIA com consequências globais únicas, uma alta de preços do trigo incomum, uma reação de consumo de farinha e derivados inédita e um ambiente de incerteza nunca vivenciado, em relação ao que nos aguarda para o próximo ano!

E o mais lamentável de tudo: um ano onde assistimos a perda de vidas humanas em condições também inéditas. Manifestamos aqui nossa mais profunda solidariedade a todos que perderam um ente querido para essa grave enfermidade.

Em meio a tantas dificuldades, o SINDUSTRIGO reagiu à altura dos desafios que se impuseram!

Nossa entidade e os seus associados uniram competências e elaboraram protocolos em um trabalho conjunto com o Governo do Estado, que permitiu a continuidade de suas operações, mesmo nos momentos de maior dificuldade de circulação.

A cadeia do trigo deu provas da robustez dos seus elos e atendeu às demandas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, contribuindo para a manutenção de todas as atividades da CÂMARA SETORIAL DO TRIGO, órgão que nos mantêm próximos dos amigos do campo e que tanto tem feito pelo incremento e pela melhoria da qualidade do trigo produzido no estado.

Empresas e entidades ligadas ao setor se mobilizaram na adoção de medidas de assistência à camada da população mais necessitada e afetada pela pandemia, criando programas como o PROJETO FARINHA SOLIDÁRIA, que forneceu e continua fornecendo farinha de trigo e pão a entidades filantrópicas de diversas regiões.

Foi também com orgulho e revigorada disposição que vimos a farinha de trigo - com o seu leque enorme de opções gastronômicas - se fazer mais presente do que nunca nos lares de São Paulo e, por que não dizer, do mundo todo, gerando oportunidades de alento nos difíceis momentos de isolamento social. Crianças, jovens e adultos de todas as idades se confraternizaram elaborando pães, pizzas, massas, bolos e tantos outros produtos dentro de suas casas!

Foi especialmente importante, também, assistir e contribuir para a rápida adaptação de panificadoras, Food Service e outros segmentos dos nossos clientes que conseguiram manter as portas abertas e continuar atendendo à população. Testemunhamos exemplos de criatividade de profissionais que se reinventaram e mostraram a força dessa nobre e milenar cadeia produtiva!

Para 2021 não temos falsas esperanças. Sabemos que será um ano difícil, mas nos sentimos fortalecidos para enfrentar as dificuldades que se avizinham. Nossa atividade mostrou resiliência e irá contribuir para a recondução de empresas e pessoas a um ambiente de negócios sadio e promissor!

Essa é a tarefa do SINDUSTRIGO!

Em nome de toda equipe do Sindustrigo, desejo a todos um feliz Natal e um Ano Novo de muita prosperidade, saúde e paz.

Um forte abraço!

Valnei Vargas Origuela