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Presença de público qualificado marca 1ª edição da ANUFOOD Brazil

Corredores cheios e grande volume de visitantes de todo o Brasil. Assim foi a primeira edição da ANUFOOD Brazil  - Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que trouxe para o país e para São Paulo um modelo que é referência em eventos para a indústria de alimentos em todo o mundo. A ANUFOOD é inspirada na ANUGA, realizada há mais de um século na Alemanha - e assim como sua versão original, foi organizada e promovida pela Koelnmesse.


O evento de negócios aconteceu no São Paulo Expo, entre os dias 12 e 14 de março, e reuniu 7.395 visitantes e 200 marcas expositoras de 20 países. Entre os compradores presentes, representantes de grandes redes como Grupo Casino, Carrefour, Walmart, Grupo St. Marché e redes regionais de todos os estados brasileiros. O evento atendeu a compradores buscando bons negócios tanto para o mercado interno quanto para exportações.


“É impossível não definir esta primeira edição como um sucesso. As atrações estiveram cheias, entre elas nosso congresso, em parceria com a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Estamos felizes também com a Rodada de Negócios, organizada em parceria com a Promoex e o patrocínio da MSC, com compradores internacionais. Foram mais de 1.000 reuniões realizadas. Esse é um projeto muito importante, que será ampliado na próxima edição. Conseguimos trazer mais de 40 compradores internacionais”, diz o diretor-geral da Koelnmesse, Cassiano Facchinetti.


Ao longo de sua programação, a ANUFOOD Brazil também recebeu a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e Gustavo Junqueira, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que já confirmaram seu apoio e compromisso para as próximas edições.


Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro) avalia que a feira “é extraordinariamente importante para o Brasil. Nosso país é conhecido no mundo inteiro, hoje, como um grande distribuidor de alimentos. Mas isso vai muito mais do que commodities agrícolas. É preciso agregar valor. E mostrar ao mundo que o Brasil tem uma rede de alimentos sólida, competitiva, eficiente e com produtos sustentáveis. Isso é essencial. E a ANUFOOD é isso: uma vitrine da tecnologia industrial do Brasil que o mundo inteiro está conhecendo”.


Para Luis Madi, diretor institucional do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), que organizou o Seminário Alimentos 2030, “a ANUFOOD Brazil possibilitou um espaço importante para o debate de propostas positivas e viáveis para o setor de alimentos e bebidas. Também tivemos a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e do secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, que mostra o apoio dos governos Estadual e Nacional à iniciativa. Foi um sucesso e já vamos começar a organizar a ANUFOOD 2020.”


“A ANUFOOD Brazil foi excelente em mostrar todos os players da cadeia produtiva de alimentos. Proporcionou três dias de conteúdo relevante para profissionais da área e consumidores, e o espaço de estandes estava rico na diversidade de produtos, conteúdos e demonstrações práticas, além de expor uma variedade de empresas estrangeiras. Certamente, o evento gerou um ambiente bastante propício e estimulador para investimentos e realização de negócios”, afirma João Dornellas, presidente da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).


Dez setores em uma única feira


As marcas expositoras nacionais e internacionais foram divididas em dez setores – Agrifoods; Meat; Chilled & Fresh Food; Dairy; Drinks & Hot Beverages; Fine Food; Bread & Bakery; Organic; Sweets & Snacks; e Food Service, além dos pavilhões temáticos da Argentina, Alemanha, Países Árabes, entre outros.


O balanço foi positivo para a M. Dias Branco, de acordo com o diretor de Exportação César Reis. “A feira é uma maneira boa de encontrar novos clientes, mostrar nossa marca e, posteriormente, desenvolver um contato qualificado para negociação. Nós participamos da Anuga há muitos anos e já temos contato com o pessoal da Koelnmesse. É uma empresa de muito respeito e com ótima reputação, então quando trouxeram esse evento ao Brasil, já tínhamos a certeza da qualidade”.


“Viemos com muita expectativa para essa primeira edição, e muita gente interessada passou pelo nosso estande, principalmente pelos nossos produtos de panificação congelados – relata o gerente comercial da Bimbo, Pablo Garcistegui - já estamos entrando em contato com distribuidores para atendermos aos comércios menores que se interessaram, como restaurantes, hotéis, padarias e todo esse tipo de cliente. Vamos oferecer também aos supermercados, para comprarem em grande quantidade. O balançou da feira foi bem positivo, nós oferecemos degustação de nossos produtos e o mais elogiado foi o nosso pão. O mais importante é que percebemos um ambiente de negócios muito aberto”.
Mario Panhotta, gerente comercial da expositora Cooxupé diz que “a feira é um canal interessante, apesar de ser a primeira edição, para nos apresentarmos ao mercado e termos acesso mais rápido a potenciais compradores. O público é bem focado, vem para conhecer e buscar negócios. Entre nossos destaques estão cafés gourmet e o café torrado e moído. Estamos mostrando nossa história de mais de 60 anos em cafés.
Devido ao sucesso da feira este ano, a 2ª ANUFOOD Brazil já está confirmada para os dias 09, 10 e 11 de março de 2020, no São Paulo Expo.



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