Primeira reunião do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do Sindustrigo debate temas de relevância para o setor

Representantes dos moinhos associados ao Sindustrigo se reuniram na manhã do dia 17 de agosto, para a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do Sindustrigo, na sede do Sindicato, em São Paulo (SP).

O grupo tem como finalidade manter os profissionais de recursos humanos atualizados sobre temas que impactam suas atividades, além de promover a troca de experiências práticas. No primeiro encontro os participantes puderam acompanhar duas palestras sobre temas atuais e que fazem parte da rotina de trabalho das empresas.

A diretora de relacionamento do Grupo Mast, Marta Pedroso abriu o encontro com o tema "Qualidade de vida nas empresas, com impacto na saúde dos colaboradores e na sinistralidade". "Esse assunto é de extrema importância, pois os custos de saúde apresentam um alto impacto nas empresas. Para se ter ideia este é o segundo maior custo, depois da folha de pagamento', explica ela.

Com a apresentação de exemplos e cases de sucesso, a apresentação mostrou aos presentes que pequenas ações e campanhas desenvolvidas pelas empresas, muitas vezes com custos baixos, podem representar importantes quedas nos índices de sinistralidade.

"Utilizamos de exemplos de nossos clientes que desenvolveram ações que não são caras e que podem ser implementadas pela própria operadora de saúde, como incentivar a prática da caminhada em família ou até mesmo a ginástica laboral na empresa. São ações simples, mas que estão intimamente ligadas aos hábitos de vida das pessoas", destaca Marta.

eSocial

A segunda palestra da manhã teve como tema central o "eSocial na prática e o impacto para as empresas', que contou com a participação  do diretor do Portal HMarin, Sr. José Hamilton Marin, do coordenador Jurídico do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Dr. Caio Cesar Braga Ruotolo e do advogado com atuação na área do Direito do Trabalho, Dr. Vito Palo Neto.

Na apresentação foram apresentados alguns pontos de relevância do eSocial, além de um resumo geral sobre o assunto. Foram apresentados também cuidados e pontos de importância que devem ser acompanhados de perto pelos gestores, destacando os impactos que o novo sistema vai gerar aos processos internos e externos da empresa.