Chicago fecha com preços mistos para o trigo após sessão bastante volátil

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços mistos. Em sessão volátil, o mercado operou entre vieses opostos.

Positivamente, apareceram os sinais de menor oferta global e a taxação das exportações de trigo da Rússia. A medida encarece o produto russo, sinaliza para menores vendas externas do país e contribui para o cenário de baixa disponibilidade global; além disso, direciona a demanda para outros países, como os Estados Unidos e a Austrália.

Negativamente, atuaram um movimento de realização de lucros, após os contratos atingirem os maiores níveis desde 15 de maio de 2014 e sinais de baixa demanda pelo grão norte-americano. As inspeções de exportação norte-americana de trigo chegaram a 276.898 toneladas na semana encerrada no dia 14 de janeiro, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O mercado esperava o número em 300 mil toneladas.

No fechamento de hoje, os contratos com entrega em março de 2021 eram cotados a US$ 6,72 1/4 por bushel, recuo de 3,25 centavos de dólar, ou 0,48%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em maio de 2021 eram negociados a US$ 6,73 1/2, baixa de 3,00 centavos de dólar, ou 0,44%, em relação ao fechamento anterior.