Chuvas devem levar alívio ao trigo na Argentina, diz bolsa de Buenos Aires

As chuvas previstas para o final de semana na Argentina devem ajudar a melhorar o estado do trigo no país, que atualmente registra condições de umidade regulares ou ruins em 60% da área plantada, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Na quarta-feira, a bolsa estimou a safra de trigo da Argentina em 2020/21 em 17,5 milhões de toneladas, ante 21 milhões de toneladas projetadas no início da temporada, devido às condições secas que afetam o cultivo em vários pontos do país desde maio.

“Caso as previsões de chuvas para este fim de semana se concretizem, o desenvolvimento das espigas será favorecido, compensando parcialmente a falta de perfilhos em áreas precoces e permitindo uma melhor recuperação nas áreas tardias” do centro do país, disse a bolsa em relatório semanal de cultivos.

Os produtores argentinos já terminaram a semeadura de trigo, com uma área final de 6,5 milhões de toneladas. A colheita tem início nos últimos meses do ano.

Em relação ao milho 2020/21, a bolsa disse que são necessárias precipitações para que os trabalhos de plantio do cereal possam continuar. A semeadura começou nas últimas semanas e cobre 11% dos 6,3 milhões de hectares projetados.

A entidade disse na quarta-feira que a produção de milho da nova temporada será de 47 milhões de toneladas, versus 50 milhões de toneladas no ano anterior.

A Argentina é a terceira maior exportadora de milho do mundo, além de importante fornecedora global de trigo.

Fonte: Mix Vale