Notícias setorial/mercado

Demanda firme e temor com safra elevam preços do trigo e milho na Ucrânia

A firme demanda de importadores e as preocupações com a safra de inverno fizeram com que os preços para exportação do trigo para moagem com 12,5% de proteína na Ucrânia subissem cerca de 9 dólares por tonelada na última semana, disse a consultoria agrícola APK-Inform nesta segunda-feira.

Os valores do cereal com 12,5% de proteína giravam em torno de 228 dólares a 231 dólares por tonelada “free-on-board” (FOB) no Mar Negro no final da semana passada, informou a consultoria em um relatório.

Para o trigo com 11,5% de proteína, de menor qualidade, os preços variavam de 226 dólares a 229 dólares por tonelada FOB no Mar Negro.

O Ministério da Economia da Ucrânia afirmou que os produtores ainda não deram início ao plantio do trigo de inverno para colheita em 2021, em função da grave seca que assola a maior parte das regiões do país.

“Os preços do trigo continuaram subindo fortemente devido à alta demanda dos importadores após o anúncio de licitações”, disse a consultoria.

A APK-Inform também afirmou que as condições ideais para semeadura do cereal de inverno neste ano podem chegar ao fim em 25 de setembro, enquanto grande parte do país ainda não começou o plantio.

A consultoria acrescentou ainda que as condições climáticas adversas e uma possível queda na produção de milho em 2020 também levaram os preços locais do grão a subir de 5 dólares a 6 dólares por tonelada na semana passada.

O milho na Ucrânia era negociado entre 220 dólares e 223 dólares por tonelada FOB no Mar Negro, disse a APK-Inform.

Fonte: RIC Mais


COMPARTILHE: