Frango e macarrão têm maiores aumentos e puxam alta da cesta básica em Piracicaba

O preço médio da cesta básica subiu 0,44% em setembro comparado ao mês anterior em Piracicaba (SP), de acordo com dados da Empresa Júnior de Economia e Administração (Ejea-USP). No período, os produtos passaram a custar R$ 614,97, e no mês anterior, custavam R$ 612,25. Os itens que tiveram as maiores altas foram a carne de frango e o macarrão, e no conjunto, os produtos de limpeza doméstica somaram o maior aumento.

A categoria alimentos, responsável pela maior parte da cesta básica, subiu 0,43% no período, segundo dados da Ejea. Os itens somam R$ 486,32, quando em agosto o valor era de R$ 484,23.

A carne de frango foi o produto que mais subiu de preço no período. O quilo passou a custar R$ 7,59 em setembro, quando em agosto era R$ 6,81.

Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP), os valores dos insumos usados na ração animal, como o milho e a soja, aumentaram, fazendo com que diminuísse o poder de compra dos produtores. Com isso, o preço da carne subiu.

O macarrão foi o segundo produto com o maior aumento, de 7,60%. O quilo passou de R$ 3,74 para R$ 4,03 de um mês para o outro. O Cepea informou que as duas principais regiões produtoras de trigo estão com a oferta baixa, causando a alta.

Essa baixa oferta tem afetado os preços de todos os produtos derivados do trigo, de acordo com o centro de estudos.

Veja a variação do preço médio da cesta básica por categoria:

Alimentos: alta de 0,43% - em setembro: R$ 486,32.

Higiene: baixa de 0,24% - em setembro: R$ 63,22.

Limpeza doméstica: alta de 1,21% - em setembro: R$ 65,43.

Ainda na categoria alimentos, os produtos que tiveram as maiores quedas de preços no período foram a farinha de mandioca (500g - 11,74%), biscoito água e sal (200g - 10,71%) e o biscoito de maisena (200g - 10,68%).

Já na categoria de limpeza doméstica, que teve a maior alta entre todas, o produto que mais subiu de preço foi o desodorante, com alta de 3,45%. A embalagem de 90ml passou de R$ 6,74 para R$ 6,97.