Notícias setorial/mercado

Novo recorde do dólar gera apreensão entre compradores do trigo

O mercado brasileiro de trigo chega ao meio desta semana atento à manutenção do viés de alta para o câmbio. Este já é o quinto pregão consecutivo de elevação, com quatro renovações da máxima histórica, gerando apreensão nos agentes compradores. Segundo o analista de Safras & Mercado, Jonathan Pinheiro, com cotações cada vez mais elevadas, as paridades de importação do trigo seguem tendo aumento, dificultando as importações por parte da indústria brasileira, bem como abrindo espaços para recuperações do cereal doméstico.


“Corroborando esta tendência de alta para os preços internacionais, está uma escassez de oferta do produto no Mercosul, com destaque para a Argentina, que já comercializou grandes volumes de seus excedentes. Buscar o cereal fora do Mercosul tende a aumentar ainda mais os custos de aquisição por parte dos moinhos nacionais. Até o momento, o mercado segue bem abastecido, porém, com também baixa disponibilidade de trigo internamente, a qual não atende à demanda nacional até o encerramento da temporada. 


Desta forma, conforme houver o retorno da necessidade de novas aquisições, o mercado tende a gradualmente responder aos estímulos deste câmbio mais elevado, caso se mantenha próximo do atual patamar”, analisou.


Fonte: Canal Rural


COMPARTILHE: