Notícias setorial/mercado

Preço do trigo da UE pode cair apesar de safra menor, diz Strategie Grains

PARIS (Reuters) – Os preços do trigo na União Europeia podem cair a partir da primavera no Hemisfério Norte, com a perspectiva de uma colheita abundante na Rússia e de um amplo suprimento de grãos para ração, o que compensaria a queda esperada na produção do cereal do bloco, afirmou a consultoria Strategie Grains.


Em um relatório mensal, a empresa francesa reduziu sua previsão para a colheita de trigo soft da UE deste ano para 138,6 milhões de toneladas, ante 139,8 milhões, uma vez que continuou a levar em consideração a semeadura interrompida pela chuva em alguns locais da Europa Ocidental.


A nova previsão atribuiu à produção de 2020 uma queda de 5,1% em relação ao nível do ano passado.


Os preços da safra de 2020 já estão sendo negociados abaixo dos níveis da temporada anterior e o mercado da UE pode perceber uma queda geral nos preços, visto que a época de colheita do Hemisfério Norte se aproxima, analisou a Strategie Grains.


“Apesar da menor colheita projetada e da fraca posição no balanço, prevemos que os preços do trigo na safra Europa 2020 continuarão a diminuir durante o verão e o outono, porque serão incapazes de suportar a pressão de liberação da colheita que emana da Rússia neste verão”, disse o documento.


A consultoria projeta a colheita russa de 2020 em 82 milhões de toneladas, embora alerte que as condições climáticas poderão alterar essa perspectiva nos próximos meses.


Outros analistas também prevêm uma safra russa abundante por conta das semeaduras recorde de trigo no inverno e ao clima ameno da estação até agora.


A pressão da oferta sobre os preços do trigo também pode vir de grandes culturas globais de cevada e milho, que reduzirão a demanda de trigo na alimentação animal, afirmou a consultoria.


Os preços do trigo da safra 2019 no mercado futuro da Euronext atingiram uma máxima de um ano e meio em janeiro, em meio à forte demanda de exportação. [GRA/EU]


A previsão é de que os preços das safras antigas se mantenham próximos das máximas recentes no curto prazo, antes de caírem durante a primavera, de acordo com os níveis das novas safras, disse a Strategie Grains.


(Reportagem de Gus Trompiz)


Fonte: MixVale


COMPARTILHE: