Produção de trigo na Ucrânia deve cair

A colheita de trigo da Ucrânia em 2020/2021 deve cair 18% e as exportações cairão mais de um quarto, informou a Reuters, citando dados preliminares do ministério da economia. As estimativas de colheita pedem 23,2 milhões de toneladas de trigo, ante 28,3 milhões de toneladas em 2019. As exportações são estimadas em 14,9 milhões de toneladas, abaixo dos 20,5 milhões de toneladas registrados na temporada 2019/2020, que termina em 30 de junho.

A UGA, o sindicato dos comerciantes ucranianos de grãos, estimou as exportações de trigo em 18 milhões de toneladas para 2020/2021. A produção total de grãos é estimada em 68 milhões de toneladas, incluindo 35 milhões de toneladas de milho e 7,9 milhões de toneladas de cevada, informou a Reuters. O ministério estima que as exportações de grãos totalizarão 47 milhões de toneladas, incluindo 28,1 milhões de toneladas de milho e 3,7 milhões de toneladas de cevada.

Em maio, as vendas de trigo da Ucrânia em 2019/2020 atingiram 19,925 milhões de toneladas, mostraram dados divulgados pelo Ministério da Economia do país. Além do trigo, o país também contou com os embarques de 28 milhões de toneladas de milho e 4,8 milhões de toneladas de cevada.

Na época, as projeções do ministério apontam que as exportações de grãos ucranianas atingiriam um recorde de 52 milhões a 55 milhões de toneladas nesta temporada, ante 50 milhões de toneladas em 2018/2019, de acordo com dados divulgados pela agência internacional de notícias Reuters. “A safra de trigo da Ucrânia excede com folga o consumo doméstico”, finalizou a Reuter naquela oportunidade.

Fonte: Agrolink