Notícias setorial/mercado

Seca e geadas devem prejudicar produtividades do milho, trigo e aveia em Apucarana/PR

Clique para assistir o vídeo.


Os produtores de Apucarana no Paraná estão sofrendo com as dificuldades climáticas para o desenvolvimento das safras. A seca dos últimos dias e as duas fortes geadas que atingiram a região devem trazer prejuízos para o milho safrinha, trigo e aveia.


Segundo Claudomiro Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Apucarana/PR, a colheita do milho safrinha já está praticamente encerrada e as perdas chegam em até 30% com relação ao ano passado, atingindo uma produtividade média de 220 sacas por alqueire (cerca de 80 sacas por hectare).


As culturas de inverno como trigo e aveia também devem apresentar quebra na produção, mas um panorama mais preciso será possível apenas com o avançar das colheitas, que deve começar no próximo dia 20 de agosto e se estender até setembro.


Essas perdas na produção, aliadas aos altos custos de produção devem dificultar o lucro dos produtores para estas culturas e aumentar a expectativa por um bom rendimento na próxima safra de soja 2019/20.


De acordo com Rodrigues, a semeadura da soja deve começar entre o dia 20 e 25 de setembro e os agricultores do município esperam condições climáticas favoráveis para garantir boas produtividades. No momento, as preocupações estão no mercado e nos baixos preços de venda, o que atua para segurar as negociações antecipadas em níveis menores do que os últimos anos.


Fonte: Notícias Agrícolas


COMPARTILHE: