Notícias setorial/mercado

TRIGO/EGITO: GASC compra 405 mil toneladas de cereal Russo, Ucraniano e Francês em leilão internacional

Londres, 17/10/2019 - A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 405 mil toneladas de trigo em licitação internacional encerrada na quarta-feira. Os embarques devem ocorrer entre 21 e 30 de novembro. Foi a maior aquisição realizada pela agência desde o início de agosto.


De acordo com a consultoria AgriCensus, foram comprados cereal de origem russa, ucraniana e francesa. O preço médio ficou em US$ 230,55 por tonelada incluindo frete, acima do valor pago no leilão anterior de US$ 221,64 a tonelada sem custos de transporte.


Segundo a AgriCensus, esse leilão pode impulsionar os preços de trigo na Europa, por sinalizar demanda pelo cereal francês. Os futuros do cereal negociados em Paris já subiram 5,4% em setembro para 180,25 euros por tonelada.


O Egito é o maior comprador mundial de trigo e, por isso, suas compras são importantes para a formação dos preços do grão. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta que o país importará 12,5 milhões de toneladas de trigo na temporada 2019/20.


Fonte: Broadcast Agro


COMPARTILHE: