Notícias setorial/mercado

Trigo: governo renova cota de importação de 750 mil t sem tarifa de fora do Mercosul

A Câmara Brasileira de Comércio Exterior (CAMEX) renovou a cota de importação de 759 mil toneladas de trigo de fora do Mercosul. A medida, publicada no Diário Oficial da União, será valida até 17 de novembro de 2021.

Em nota, a Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais afirmou que a decisão atende o compromisso firmado pelo Brasil após o final da rodada de negociações multilaterais com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Vale lembrar que até o último dia 17, estava em vigor a cota adicional de 45o mil toneladas do cereal, deliberada pelo Comitê Executivo de Gestão da Camex, devido a baixa disponibilidade de trigo no mercado brasileiro, medida que deixa de vigorar.

Contudo, de acordo com Carlos Cogo, da Cogo Inteligência em Agronegócio, os preços no mercado brasileiro não serão afetados.

“Se o ano estivesse ocorrendo de outra forma, isso teria sim impacto nos preços. Mas no cenário atual, com as cotações em alta no mercado externo, além de problemas nas safras de diversos países, o mercado brasileiro não será afetado, com possibilidades para preços ainda maiores”, afirma o especialista.

Fonte: Canal Rural


COMPARTILHE: