Notícias setorial/mercado

Triticale, cada vez mais firme

O agricultor Pedro Turkewicz, de Goioerê, encontrou uma saída para substituir 50 dos 140 alqueires de trigo, porque vinham apresentando baixa produtividade: optou pelo triticale naquela área de solos mais fracos – onde o rendimento do trigo nunca passou dos 85 sacos por alqueire – e manteve o trigo nos 90 alqueires de solo mais fértil.


O resultado foi uma nova experiência que o agricultor considera surpreendente e agradável. O triticale (não considerando os danos causados pela chuvas que afetaram também o trigo e outras atividades agrícolas) deve apresentar uma produtividade de aproximadamente 130 sacas por alqueire, bem acima da que vinha conseguido com o trigo – segundo ele, nunca passou dos 85 sacos por alquiere na mesma área.


Na safra anterior, Pedro Turkewicz já havia experimentado o triticale, numa área de 3 alqueires. Conseguiu 128 sacas por alquiere. Este ano, porém, o rendimento foi maior, na avaliação do próprio agricultor e dos técnicos da Coagel na véspera da colheita, prejudicada por vários dias de chuvas.


Para o agricultor Pedro Turkewicz, além da alta produtividade, um dos aspectos importantes do triticale é a sua característica de resistência à doença. Ele fez aplicações de defensivos no trigo mas não viu necessidade de recorre ao mesmo tratamento no triticale. O técnico Elson Rosseto, da Coagel, confirma estas características.


Fonte: Folha de Londrina


COMPARTILHE: