Comunicado Negociação Coletiva 2021/2022

COMUNICADO ÀS EMPRESAS - NEGOCIAÇÃO COLETIVA – DATA-BASE NOVEMBRO DE 2021

O presente comunicado tem a finalidade de informar as empresas do setor do trigo sobre a evolução da negociação coletiva de 2021.

Neste ano foram estabelecidas duas frentes de negociação em razão do movimento que levou à desfiliação de alguns Sindicatos que antes faziam parte da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo – FETIASP e, agora, fundaram nova Federação de trabalhadores na alimentação.

1 - Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo – FETIASP

Após duas reuniões com a FETIASP e Sindicatos de trabalhadores do interior (Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Santos e Ribeirão Preto) foi apresentada a seguinte proposta final de renovação da convenção coletiva de trabalho para o período de 2021/2022:

• reajuste salarial de 11,08% (100% da variação acumulada do INPC), aplicado de forma retroativa a 1º de novembro de 2021, com reajuste proporcional para empregados admitidos após 1º de novembro de 2020;

• reajuste fixo de R$ 1.283,01 para empregados que recebem salários superiores a R$ 11.579,54;

• reajuste de 11,08% no salário normativo, que passará a R$ 2.036,63;

• salário normativo para o período de experiência (90 dias) no valor de R$ 1.600,00;

• cesta básica/vale-alimentação de R$ 291,59 (aumento de 11,08%);

• auxílio/vale-refeição de R$ 27,40 (aumento de 11,08%);

• desjejum de R$ 6,09 (aumento de 11,08%);

• manutenção das demais cláusulas da convenção coletiva de trabalho anterior.

A proposta aceita em mesa de negociação pela FETIASP e demais Sindicatos de trabalhadores do interior será submetida às assembleias dos empregados para ratificação até o dia 13.12.2021.

Tendo em vista a necessidade de preservar a isonomia das condições de trabalho em toda a indústria do trigo no estado de São Paulo, a mesma proposta de renovação da convenção coletiva de trabalho, como detalhado acima, foi apresentada pelo SINDUSTRIGO ao STILASP e ao STIA SOROCABA.

Não obstante a qualidade da proposta econômica do SINDUSTRIGO, ela foi rejeitada pelo STILASP e pelo STIA SOROCABA, que insistem em um reajuste de 20% na cesta básica/vale-alimentação, vale-refeição e desjejum e não concordam com o piso salarial diferenciado para o contrato de experiência e com o teto de aplicação do reajuste salarial.

A proposta econômica apresentada à representação profissional levou em consideração os parâmetros das demais convenções coletivas de trabalho formalizadas em 2021 pelos Sindicatos que representam outros setores da alimentação no estado de São Paulo e, sobretudo, as dificuldades enfrentadas pelo setor do trigo.

A negociação coletiva com o STILASP e o STIA SOROCABA ainda não foi encerrada, mas, considerando a proximidade do final do ano e a ausência de definição quanto à renovação da convenção coletiva de trabalho por mais um ano, o SINDUSTRIGO sugere às empresas que avaliem a possibilidade e conveniência de concederem aos seus empregados uma antecipação salarial compensável de 11,08%, equivalente à variação acumulada do INPC nos 12 (doze) meses que antecederam a data-base.

Manteremos o setor informado quanto ao desfecho da negociação coletiva e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

São Paulo, 09 de dezembro de 2021

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo