As negociações do acordo de grãos do Mar Negro continuam
A Rússia reiterou seu apoio a uma extensão de 60 dias da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, que deve expirar em 18 de março, mesmo quando as Nações Unidas, a Turquia e a Ucrânia enfatizaram uma renovação completa de 120 dias sob os termos existentes e as conversas continuam. Em uma ligação com repórteres em 17 de março, a Reuters informou que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu a uma pergunta sobre a posição da Rússia sobre o acordo de grãos, dizendo: “A Rússia está renovando o acordo por 60 dias”.
Alessandra Vellucci, diretora do Serviço de Informação da ONU, disse à Reuters que as negociações sobre uma extensão continuam. “O acordo prevê a renovação de 120 dias”, disse ela. “Existem discussões em andamento e não vamos especular sobre o que vai acontecer. Isto é para o resultado das discussões.”
O acordo para desbloquear as exportações de grãos ucranianos do Mar Negro depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 foi negociado pela Turquia e pela ONU e assinado separadamente pela Rússia e pela Ucrânia no final de julho. Gerenciado por um Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, na Turquia, o acordo facilitou a exportação de 23 milhões de toneladas de grãos, principalmente trigo e milho, de portos da Ucrânia, e alimentos e fertilizantes da Rússia. Antes da guerra, a Ucrânia e a Rússia representavam juntas cerca de 30% das exportações mundiais de trigo.
Em novembro, o acordo foi prorrogado por 120 dias, configurando a necessidade de negociações para uma prorrogação, que começaram para valer no dia 13 de março, em Genebra, na Suíça. A Turquia havia dito em 15 de março que continuaria as negociações para estender o acordo por 120 dias, em vez de 60. Foi noticiado por vários meios de comunicação que o acordo se estenderia automaticamente por 60 dias a partir de 18 de março, caso não houvesse objeções das partes envolvidas.