Quando falamos em trigo lembramos logo de bolos, pães, biscoitos e mais uma infinidade de produtos que são feitos a partir do cereal.
Presente na mesa dos brasileiros a origem é no antigo Egito, há cerca de 10.000 a.C. Da Mesopotâmia, se espalhou pelo mundo. Chegou ao Brasil nos primeiros anos do descobrimento. Mas não encontrou condições necessárias para o cultivo; o clima quente foi a maior dificuldade.
O plantio por aqui só se consolidou nos anos de 1920, com aplicação de novas tecnologias ano a ano, melhorando a produção.
Hoje, o Brasil é um gigante mundial na produção do cereal. No ano passado chegou à marca de 9,5 milhões de toneladas, diminuindo as importações.
O trigo está presente no dia a dia do brasileiro que, apesar das controvérsias sobre benefícios e malefícios do cereal, de acordo com pesquisas, cada brasileiro consome até 60 kg de trigo por ano.
Por isso vale ressaltar os benefícios.
Em sua forma bruta, o trigo ajuda na perda de peso; o grão, é ótimo contra doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão; nas mulheres, aumenta a metabolização do estrogênio e previne o câncer de mama; Ajuda o tratamento de doenças respiratórias como a asma na infância.
Fonte: Agrolink