Notícias setorial/mercado

China autoriza importação de trigo da Rússia

A agência alfandegária da China aprovou em 24 de fevereiro as importações de trigo de todas as regiões da Rússia, informou a Associated Press. Este movimento dá ao presidente russo Vladimir Putin uma alternativa aos mercados ocidentais que podem ser fechados sob sanções.

A Rússia, um dos maiores produtores de trigo, não exportou para a China até agora devido à preocupação com possíveis fungos e outras contaminações, disse a AP. Na quinta-feira, a agência alfandegária da China aprovou a importação de trigo de todas as regiões da Rússia, dando a Putin uma alternativa aos mercados ocidentais que podem ser fechados sob possíveis sanções.

A Rússia é um dos maiores produtores de trigo do mundo, mas foi excluída da China até agora devido à preocupação com possíveis fungos e outras contaminações. China e Rússia anunciaram em 8 de fevereiro um acordo para a China importar trigo e cevada russos. A Rússia disse que tomará todas as medidas para evitar a contaminação pelo fungo da ferrugem do trigo e suspenderá as exportações para a China se for encontrado, informou a AP. A China é o único grande governo a não condenar o ataque de Putin à Ucrânia. Exigiu contenção e respeito pela soberania nacional.

Toda essa tenção, no entanto, pode afetar o mercado. Excluindo os países combinados da União Europeia, a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e a Ucrânia está dois degraus abaixo logo atrás da Austrália. Os Estados Unidos vêm em quarto lugar depois da Ucrânia. Combinadas, a Rússia e a Ucrânia devem responder por quase 30% das exportações globais de trigo em 2021-22, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: