Notícias setorial/mercado

Conab estima perda em áreas de trigo

Conforme indicado pelo último monitoramento semanal das condições das lavouras, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), algumas lavouras apresentam perdas em decorrência das chuvas ocorridas nas últimas semanas. 


No Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, a colheita ocorre lentamente. Nas Missões e Itaqui-São Borja, a operação está adiantada e mais intensa. As lavouras colhidas estão com boas produtividades. No Planalto Superior e parte do Planalto Médio, as chuvas ocorridas propiciaram o desenvolvimento da giberela nas lavouras em florescimento e início do enchimento de grãos. 


No Paraná, as áreas colhidas apresentam produtividade abaixo do esperado. As chuvas ocorridas no ponto de colheita diminuíram o PH do grão e sua qualidade. Estima-se que 12% das áreas cultivadas estejam em situação ruim. As lavouras em melhores condições são as mais tardias. 


Em Santa Catarina, a colheita avança, porém as chuvas frequentes favorecem as doenças fúngicas de final de ciclo. São registradas perdas qualitativas e quantitativas em algumas lavouras, principalmente as que se encontram em floração.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: