A passagem do fenômeno La Niña no Brasil está perdendo força, o que voltou a trazer chuvas ao sul do país. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, palestrou durante o último dia da 3a Safras Agri Week, nesta quinta-feira. Ele disse que a atmosfera já não está respondendo ao fenômeno como respondia em janeiro e fevereiro.
“Quando olhamos os modelos de previsão, eles mantém uma condição de temperatura baixa ao longo do outono e do inverno. O segundo semestre deve ter neutralidade para o fenômeno e a safra deve ser normal”, disse.
Conforme Santos, as próximas semanas serão marcadas por chuvas regulares em todo o Brasil. “O inverno deve ter normalidade. A safra de trigo deve ser muito boa no sul do país. Produtor de trigo, aposte no trigo”, instou. Ele disse que o clima deve ser frio, mas nada fora do normal. “Não tem nada de frio extremo e o inverno não deve ser tão rigoroso como foi o de 2021. Claro que pode haver geada, mas está longe de ser tão rigoroso, mesmo havendo um La Niña. Vemos o retorno das chuvas em boas condições para o sul do Brasil nos próximos meses. Tudo aponta para que a safrinha do milho seja muito boa”, disse.
Fonte: Canal Rural