Notícias setorial/mercado

Cultura do trigo enfrenta dificuldades na América do Sul

A cultura do trigo enfrenta dificuldades de abastecimento em muitos países, inclusive no Brasil. A guerra entre Rússia e Ucrânia, dois dos maiores exportadores de trigo do planeta, é um dos grandes desafios.


Além disso, a projeção de plantio de trigo para o ciclo 2022/23 voltou a cair na última semana, 100 mil hectares, segundo o relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires do dia 21 de julho. A queda, que vem ocorrendo semana a semana, tem sido por insuficiência das chuvas. Agora já são 500.00ha a menos da área incialmente planejada para o plantio. Dos 6,1 MHa atualmente projetados, até o momento 96,8% foram plantados, refletindo um atraso ano-a-ano de -1,1 pontos percentuais. E quanto aos lotes implantados, os primeiros estão cada vez mais comprometidos pela falta de umidade, enquanto as lavouras mais tardias apresentam atrasos na emergência e no crescimento inicial, não só devido a restrições em termos de umidade, mas também devido às baixas temperaturas.


Por outro lado, no Brasil, da área total prevista para o país, 96,6% do trigo já foi semeado segundo o relatório da CONAB do dia 25 de julho. No Rio Grande do Sul, as chuvas do início da semana no sul do estado e Campanha mantiveram a umidade do solo elevada dificultando o avanço da semeadura. No Noroeste e Planalto-Médio, a implantação das lavouras está praticamente finalizada. No Paraná, a semeadura está completa. As lavouras das regiões Norte e Oeste estão em estágios mais avançados. As chuvas das últimas semanas foram favoráveis para manutenção das condições das lavouras, no entanto, verifica-se baixa disponibilidade de água no solo no Norte do estado. Em Santa Catarina, as condições climáticas contribuíram para a evolução da semeadura. As áreas cultivadas estão, em sua maioria, em desenvolvimento vegetativo.


Tendência do Clima

A colheita de algodão, café e cana de açúcar avança em ritmo acelerado por causa das condições de tempo seco e temperaturas elevadas em pleno inverno.


No entanto, grandes mudanças são previstas a partir de quinta-feira, com a chegada de uma nova frente fria ao centro-sul do Brasil. O sistema será responsável por trazer chuva em muitas áreas do Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de provocar ventos intensos e queda acentuada de temperatura.


A chuva pode impactar as atividades em campo, principalmente no sul do Rio Grande do Sul, já que o solo está mais úmido, por causa da chuva das últimas semanas. A finalização dos plantios de inverno podem ter mais impactos nesta segunda metade de julho.


A massa de ar polar que acompanha este sistema é bastante forte e promete provocar até geada por amplas áreas do Sul na madrugada de sábado.


A tendência já indica uma nova frente fria na próxima semana, que deve organizar mais instabilidade na metade sul do país.


Fonte: Terra


COMPARTILHE: