Os futuros de trigo subiram nas negociações durante a noite, devido a um relatório de que os embarques de grãos da Ucrânia desaceleraram, segundo o agriculture.com. As exportações da Ucrânia caíram nos últimos 10 dias, informou a Reuters, citando dados do ministério agrícola do país. Os volumes até agora em outubro caíram 9% ano a ano, segundo o relatório.
Ainda não é certo que a chamada Iniciativa de Grãos do Mar Negro, o acordo negociado em julho que permite embarques de grãos da Ucrânia, seja estendido além do prazo de novembro, aumentando a incerteza sobre os embarques da região. Ainda assim, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse estar “relativamente otimista” de que o acordo seja estendido.
Também impulsionando os preços da noite para o dia foi um relatório da bolsa de grãos de Rosário estimando a safra de trigo do país em 13,7 milhões de toneladas, abaixo da previsão anterior de 15 milhões de toneladas. A soja e o milho subiram modestamente nas negociações durante a noite, devido às expectativas de um clima mais seco na próxima semana.
A chuva em partes do Brasil, incluindo o estado do Rio Grande do Sul, melhorará um pouco a umidade do solo, mas é necessária mais água para acabar com a secura que se desenvolveu na área, disse Don Keeney, meteorologista agrícola da Maxar. Na Argentina, as chuvas de domingo ajudarão na umidade do solo, mas o clima seco deve aumentar na próxima semana, disse ele.
Os futuros de trigo para entrega em dezembro ganharam 12 1/2¢ para US$ 8,53 por bushel durante a noite na Chicago Board of Trade, enquanto os futuros de Kansas City subiram 10 3/4¢ para 9,51 ½ por bushel. O milho para entrega em dezembro subiu 3 1/4¢ para US$ 6,88 ¼ por bushel.
Fonte: Agrolink