Os contratos futuros de trigo dos Estados Unidos estavam em alta nas negociações da noite, com a intensificação da seca em partes das planícies do sul, onde variedades de inverno vermelho-vivo são plantadas, segundo o agriculture.com. Cerca de 86% do Kansas, o maior produtor de trigo dos EUA, estava sofrendo com a seca desde 6 de dezembro, de acordo com o US Drought Monitor.
Isso permanece inalterado semana a semana, mas a quantidade de condições extremas de seca - a pior classificação possível - no estado aumentou para 35,9%, de 34,7% sete dias antes. Em Oklahoma, o segundo maior produtor de trigo de inverno, 91% do estado estava sob condições de seca, inalteradas semana a semana. A área com seca extrema aumentou ligeiramente para 19,9%, ante 19,8% na semana anterior, disse o monitor.
Pouca ou nenhuma chuva caiu nas planícies do sul nas últimas duas semanas, de acordo com dados da página de precipitação do Serviço Nacional de Meteorologia. Tem estado seco em uma ampla extensão de terra do nordeste do Novo México ao centro de Wisconsin nos últimos 14 dias, mostram os dados do NWS.
As chuvas são prováveis em Mato Grosso, Goiás e Minas até hoje, antes de se espalharem para Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina no fim de semana, disse ele. Na Argentina, no entanto, as chuvas desta semana provavelmente ajudarão a umidade do solo nas áreas do norte, mas as áreas secas se espalharão rapidamente na próxima semana, disse Keeney.
Os contratos futuros de trigo para entrega em março subiram 4 ¢ para US$ 7,50 ¼ o bushel durante a noite na Bolsa de Comércio de Chicago, enquanto o trigo de Kansas City subiu 3 1/2 ¢ para US$ 8,48 ¼ o bushel.
Fonte: Agrolink