Notícias setorial/mercado

Futuros de trigo voltam a cair nos EUA

Os futuros do trigo caíram para o menor nível em uma semana e o milho e a soja caíram durante a noite na extensão de um acordo que mantém os produtos agrícolas fluindo para fora da Ucrânia e em meio à melhoria das condições das safras no Kansas. A Iniciativa dos Grãos do Mar Negro foi estendida por pelo menos 60 dias no sábado, quando estava para expirar. O plano foi originalmente intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho passado e implementado no início de agosto. Foi prorrogado por 120 dias em novembro.


A ONU disse em comunicado que a iniciativa foi estendida, mas não especificou por quanto tempo. Desde o início do programa no início de agosto, mais de 25 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram embarcados da Ucrânia, que está sob ataque das forças russas desde fevereiro de 2022. "A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, juntamente com o memorando de entendimento sobre a promoção de produtos alimentícios e fertilizantes russos para os mercados mundiais, é fundamental para a segurança alimentar global, especialmente para os países em desenvolvimento", afirmou a ONU em comunicado.


Também pesando sobre os preços está uma ligeira melhora nas condições das safras no Kansas, o maior produtor de trigo de inverno dos Estados Unidos. Dezenove por cento da safra de trigo do estado estava em boas ou excelentes condições no início da semana, contra apenas 17% sete dias antes, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em um relatório esta semana.


Metade da safra foi classificada como ruim ou muito ruim, abaixo dos 52% da semana anterior, disse o USDA. Ainda assim, as notícias não eram tão boas para a umidade do solo. A umidade do solo foi classificada como 32% adequada e 1% excedente no último relatório, enquanto a umidade do subsolo foi 21% adequada, disse a agência. Isso se compara com 34% e 24% adequados, respectivamente, na semana anterior.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: