Os futuros de grãos e soja despencaram nas negociações da noite para o dia, com as exportações começando a fluir da Ucrânia após meses de paralisação devido à invasão do país pela Rússia, segundo informações do agriculture.com. O primeiro navio transportando grãos da Ucrânia partiu de um porto, informou a Reuters. Isso deve ajudar a aliviar as crises alimentares que acontecem em todo o mundo.
Um acordo foi negociado entre a Ucrânia e a Rússia pela Turquia e as Nações Unidas para obter trigo e milho do país devastado pela guerra. Antes do início dos ataques russos em fevereiro, a Ucrânia foi projetada para exportar 24 milhões de toneladas métricas de trigo, tornando-se o terceiro maior exportador do grão.
O Departamento de Agricultura dos EUA no início deste mês projetou as exportações de trigo da Ucrânia em 10 milhões de toneladas. Enquanto os preços estão caindo na sessão da noite, o clima quente mudou para o centro dos EUA, como esperado. Alertas de calor foram emitidos de Minnesota para Arkansas e do centro de Nebraska até o centro de Iowa, mostram os mapas meteorológicos.
Pouca ou nenhuma chuva caiu em grande parte das Dakotas, Iowa e Wisconsin nos últimos sete dias, de acordo com a página de precipitação do NWS. Ainda assim, chuvas abundantes caíram em um trecho de terra que inclui Colorado, Kansas, Missouri e sul de Illinois e Indiana. Cerca de 59% da safra de soja dos EUA estava em boas ou excelentes condições no início da semana passada, abaixo dos 61% da semana anterior. Cerca de 61% do milho obteve as melhores classificações, abaixo dos 64% da semana anterior, disse o USDA.
Fonte: Agrolink