A colheita de grãos da Ucrânia em 2022, sob a invasão da Rússia e subsequente perda de terras colhidas, pode cair para 52,5 milhões e 55,4 milhões de toneladas de 84,8 milhões de toneladas, informou a Reuters , citando a consultoria agrícola APK-Inform.
A consultoria disse em um relatório que a colheita pode incluir até 18,2 milhões de toneladas de trigo, 29,9 milhões de toneladas de milho e 5,9 milhões de toneladas de cevada. A APK-Inform disse que uma colheita menor poderia reduzir as exportações de 2022 a 23 de julho a junho para entre 22,9 milhões e 39,6 milhões de toneladas, dependendo da escala das dificuldades logísticas.
O governo ucraniano previu a colheita em 50 milhões de toneladas este ano, mas não forneceu uma perspectiva de exportação. “Em um cenário otimista, a produção de grãos na Ucrânia é esperada no nível de 55,4 milhões de toneladas”, disse o APK-Inform. “Se as áreas de colheita sob grãos forem reduzidas ainda mais em meio a bombardeios em massa e incêndios criminosos de forma mais significativa, a colheita de grãos pode diminuir para 52,5 milhões de toneladas.”
A Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo e desempenha um papel fundamental no fornecimento de grãos e oleaginosas para o mercado global. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) observou que a produção da Ucrânia em 2021-22 atingiu 33 milhões de toneladas de trigo, 41,9 milhões de toneladas de milho e 9,9 milhões de toneladas de cevada, totalizando 84,8 milhões de toneladas.
A guerra, que começou em 24 de fevereiro, interrompeu as exportações de grãos da Ucrânia por cinco meses devido a um bloqueio naval russo de seus portos marítimos, mas um acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia no final de julho permitiu que os embarques de grãos fossem retomados nas últimas semanas. Mais de 560.000 toneladas foram exportadas de 1º de agosto a 15 de agosto.
Fonte: Agrolink