Notícias setorial/mercado

Índia planeja relaxar normas de aquisição de trigo

A Índia planeja relaxar as normas para adquirir trigo de agricultores em meio a chuvas prematuras e granizo que danificaram a safra pouco antes da colheita nos principais estados produtores do centro e do norte, disseram autoridades do governo e comerciantes à Reuters. O segundo maior produtor de trigo do mundo planeja comprar 34,15 milhões de toneladas de trigo da nova estação de agricultores locais para reforçar as reservas do estado depois que as compras caíram 53% no ano passado para 18,8 milhões de toneladas por causa de uma colheita ruim.


O trigo da nova temporada começou a chegar ao mercado, mas a colheita perdeu brilho em alguns distritos por causa das chuvas recentes, disse um alto funcionário do governo, que não quis ser identificado. "Permitimos que o estado de Madhya Pradesh adquirisse trigo mesmo com 10% de perda de brilho. Se necessário, solicitaríamos outros estados e outros parâmetros, como umidade", disse o funcionário. A fonte não quis ser identificada de acordo com as regras oficiais. O estado central de Madhya Pradesh é o segundo maior produtor de trigo depois do estado do norte de Punjab.


A safra de trigo também foi prejudicada em Punjab e Haryana por causa das chuvas nos últimos dias e o governo seria forçado a fazer mudanças semelhantes nas regras de aquisição para esses estados, disse um trader de Nova Deli com uma casa de comércio global. Punjab, Haryana e Madhya Pradesh representaram mais de 98% do trigo total adquirido em 2022.


A safra com menor brilho estava sendo vendida com um grande desconto em relação à safra de boa qualidade no mercado e a compra do governo interromperia essa venda de emergência, disse o trader.


As agências estatais adquiriram 260.000 toneladas de trigo de agricultores em 2 de abril, acima das 46.000 toneladas do ano passado, disse outro funcionário do governo. "As compras ganhariam impulso nas próximas semanas. Não ganharam o impulso desejado por causa das chuvas", disse o funcionário. A Food Corporation of India (FCI), apoiada pelo governo, compra trigo de agricultores a preços estabelecidos pelo Estado para executar o maior programa de bem-estar alimentar do mundo.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: