Notícias setorial/mercado

Trigo foi a commodity que mais subiu em uma semana de guerra

Os preços das commodities dispararam diante da guerra entre Rússia e Ucrânia. O petróleo ultrapassou a barreira dos US$ 100 pela 1ª vez desde 2014 e chegou a ser negociado aos US$ 119. Mas o trigo subiu ainda mais, voltando a valores de 2008.


Em uma semana de guerra, o trigo subiu 22,5% no mercado internacional. A 2ª maior alta foi do óleo de aquecimento. O produto é usado no aquecimento de casas e prédios na Europa e ficou 20,4% mais caro. O petróleo vem em 3º lugar, de acordo com as cotações semanais acumuladas até as 19h de 5ª feira (3.mar.2022).


O barril de petróleo do tipo WTI, que serve de referência nos Estados Unidos, subiu 16,3%. Já o barril do tipo Brent, que norteia os preços da Petrobras, ficou 11,3% mais caro nesse período.


Milho, gás natural, açúcar e as principais commodities metálicas (ouro, prata, cobre e platina) também se valorizaram. De uma lista de 13 commodities, só o preço do café (-7%) caiu nesta semana. A Rússia é o 2º maior comprador do café brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos.


Fonte: Poder 360


COMPARTILHE: