Com a guerra na Ucrânia, a consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon cortou em 800 mil toneladas a sua previsão de exportações de trigo da Rússia na temporada 2021/22, para 33,5 milhões de toneladas. A revisão é baseada na suposição de que as operações militares na região do Mar Negro afetarão negativamente o ritmo de exportação em março e abril, mas em maio-junho é esperado que elas cresçam, disse o analista de mercado de trigo da região do Mar Negro e diretor da SovEcon, Andrey Sizov, em relatório enviado a clientes.
A Rússia vem se consolidando na safra 2021/22 como o maior exportador mundial de trigo. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima exportações de trigo russo em 2021/22 em 35 milhões de toneladas.
Segundo a consultoria, a exportação do cereal entre março e abril deve ser de cerca de 1 milhão de toneladas por mês, sendo a maior parte exportada por via terrestre. A estimativa para maio e junho está ligeiramente acima de 2 milhões de toneladas, acrescenta. Estimativas da SovEcon mostram que, entre julho de 2021 a fevereiro de 2022, as exportações de trigo totalizaram 27,7 milhões de toneladas.
A navegação ainda está fechada no mar de Azov, segundo Sizov. “Os terminais russos do Mar Negro estão operando, mas os armadores ainda não estão prontos para enviar seus navios na região”, destacou o analista. No entanto, nos últimos dias, alguns traders russos começaram a comprar trigo nos portos russos após uma pausa.
Fonte: Broadcast