Juiz libera empresas de obedecer tabela do frete

As 150 mil associadas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp) conseguiram liminar da Justiça Federal que impede a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de aplicar multa por descumprimento da tabela de preços mínimos para fretes rodoviários. A Resolução nº 5.833, da ANTT, estabelece a aplicação de penalidade de até R$ 10,5 mil às empresas que contratarem o serviço de transporte rodoviário de cargas abaixo do piso mínimo.

A resolução da agência também determina a aplicação de multa ao transportador, aos responsáveis por anúncios de ofertas do serviço e a outros agentes do mercado.

O tabelamento foi instituído pela Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018. Em novembro do mesmo ano, a ANTT regulamentou a obrigatoriedade esclarecendo os detalhes para a lei ser aplicada por meio da Resolução 5.833. Inconformadas, as empresas foram à Justiça para questionar a constitucionalidade da lei, mas também para suspender a aplicação das multas até os ministros julgarem se a legislação é válida.

No dia 6 de dezembro, ao analisar ação direta de inconstitucionalidade (Adin nº 5.956) da Associação do Transporte Rodoviário de Carga do Brasil, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para suspender a aplicação de multas para transportadoras que descumprissem a tabela de fretes. Porém, sete dias depois, o magistrado revogou a própria decisão para o Plenário do STF analisar o mérito da causa. Ainda não há data para o julgamento

Contrariando a decisão de Fux, o juiz Márcio de França Moreira, da 8ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, acolheu o pedido de liminar da Fiesp/Ciesp (processo nº 1025574-95.2018.4.01.3400).

A decisão de Moreira fundamenta-se no fato de que a conversão da Medida Provisória nº 832, de 2018, na Lei nº 13.703, introduziu novos requisitos inerentes ao tabelamento. Por consequência, a regulamentação, que fixa o preço do tabelamento, teria sido revogada por incompatibilidade.

Na liminar, o juiz entendeu que a decisão de Fux, na Adin nº 5956, não afeta a ação da Fiesp/Ciesp porque esta não trata da constitucionalidade em discussão no Supremo.

Apesar de ainda caber recurso contra a liminar da Fiesp/Ciesp, o diretor jurídico das entidades Helcio Honda afirma que não é correto a ANTT aplicar a multa às empresas, enquanto ainda se discute a legalidade do tabelamento. "Achamos a fixação de um preço mínimo um absurdo, fere o direito à livre concorrência", diz. Honda afirma que a Fiesp indicou ao ministro e presidente do STF Dias Toffoli ser importante que esse assunto seja tratado rapidamente. "Esperamos que o Supremo defina essa questão de uma vez por todas"

De acordo com uma pesquisa feita pela Fiesp, o impacto do tabelamento do frete sobre a indústria paulista, entre os meses de junho e dezembro de 2018, é estimado em R$ 3,3 bilhões de gasto adicional com frete (19,8%). Já estudo realizado pelo Ipea mostrou o salto de 2,86% para 4,39% na inflação brasileira (IPCA-12 meses) derivado da greve dos caminhoneiros e do tabelamento de preços dos fretes.

Para Diogo Ciuffo Carneiro, do escritório Bichara Advogados, a liminar da Fiesp é importante por expor os problemas da indústria com o tabelamento. "Além disso, expande a quantidade de empresas que não poderão ser autuadas pela ANTT pelo descumprimento da tabela, enfraquecendo-a ainda mais", diz. O escritório obteve decisões, no mesmo sentido, para as vinculadas à Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut) e à Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir).

Fonte: Valor Econômico