Notícias setorial/mercado

Trigo: em 30 anos, área plantada encolheu 28%

 trigo é uma das principais culturas de inverno em uso na rotação de culturas com a soja, especialmente nas regiões Sul do Brasil, sendo essas responsáveis pela maior parte área cultivada do grãos no território Brasileiro.

Entretanto, com o advento do sistema plantio direto (SPD), a soja assumiu o papel de cultura carro chefe de várias propriedades agrícolas, que passaram a investir em culturas de cobertura que não o trigo no período de inverno em virtude dos benefícios diretos e indiretos trazidos pela diversificação de espécies, mas também pela baixa atratividade econômica do trigo.

A área nacional de produção do trigo passou de aproximadamente 3,2 milhões de hectares cultivadas na safra 1989/1990 para 2,3 milhões de hectares na última safra (2019/2020), sendo que ao longo desse período, várias oscilações na área de cultivo do grão podem ser observadas.

Dentre os possíveis fatores responsáveis pela oscilação da área de cultivo do trigo, podemos citar a rotação de culturas e instabilidade econômica da cultura, causando certo desestímulo ao cultivo do grão frente aos custos de produção.

A região Sul seguida pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste são as principais responsáveis pela produção tritícola brasileira, sendo que na safra 2019/2020 foram cultivadas 2,09 milhões de hectares do grão na região Sul, 170 mil hectares na região Sudeste e 58 mil hectares na região Centro-Oeste.

Embora a área de cultivo do trigo apresente expressiva oscilação e redução quando comparada a safra de 1989/1990, a importância cultural do trigo no sistema de produção demonstra uma tendência crescente no aumento da área cultivada do grão. Isso por que o trigo é fundamental para possibilitar a rotação de mecanismos de ação de herbicidas e inseticidas, auxiliando no controle de pragas, e plantas daninhas posteriormente na cultura da soja.

Além disso, os avanços tecnológicos, culturais e genéticos possibilitaram que a produtividade média de trigo praticamente triplicasse nos últimos 30 anos, passando de aproximadamente 1000 kg.ha-1 na região Sul para quase 3000 kg.ha-1 na safra 2019/2020.

A nível nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra passada apresentou aumento aproximado de 14,17% da área plantada, 32,20% de produção e 17,79% de produtividade quando comparada a safra anterior. Isso demonstra que os avanços tecnológicos, genéticos e técnicos aliados a um sistema adequado de produção possibilitam que o trigo torne-se uma cultura competitiva quando manejada adequadamente.

Contudo, principalmente em anos com maior pré-disposição a ocorrência de doenças é fundamental dar atenção especial ao manejo fitossanitário da cultura do trigo. Além disso, o estabelecimento de um sistema de rotação de culturas adequado pode possibilitar a inserção do trigo no sistema de produção sem que maiores custos de produção incidam sobre a cultura.

Fonte: Mais Soja


COMPARTILHE: