5ª Corrida do Trigo reúne mais de três mil pessoas no Parque do Ibirapuera

Mais de três mil atletas amadores se reuniram na manhã do domingo, 01 de outubro, para a 5ª edição da Corrida e Caminhada do Trigo, evento cujo objetivo é incentivar o consumo dos produtos derivados do cereal, tais como farinha de trigo, biscoitos, pão e macarrão. Os participantes da prova esportiva percorreram trajetos de cinco e 10 quilômetros, correndo ou caminhando, nos arredores do Parque Ibirapuera, na capital paulista.

A Corrida do Trigo é promovida por três importantes entidades do setor do trigo no Brasil: a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o SAMPAPÃO, sigla que congrega a Associação e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, a Escola IDPC e a FUNDIPAN e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).

Realizada desde 2017, a prova atraiu, nas cinco edições presenciais, cerca de 19 mil pessoas. Dentre os objetivos da Corrida está destacar, junto ao consumidor final, que os alimentos à base de trigo garantem mais disposição e energia, fornecem vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças.

“Com esse evento, mostramos mais uma vez a importância da cadeia do trigo na promoção de práticas saudáveis a partir dos derivados da farinha e da energia proporcionada por esses alimentos. Essa é uma forma de estreitarmos as relações com o consumidor final, que utiliza as farinhas e se alimenta dos pães, das massas e de outros produtos no dia a dia”, detalha o Presidente do Sindustrigo, Amedeo di San Marzano.

Para o Superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio, que foi um dos corredores da prova, “conectar trigo com saúde é essencial. Ele é o alimento mais importante da Terra e a nossa maior fonte de alimentação. Por meio da Corrida, conectamos a vida e a saúde com momentos de alegria, entusiasmo e confraternização, proporcionando histórias e memórias a todos os participantes”.

“Essa é uma iniciativa primordial para o SAMPAPÃO, porque temos uma ligação intensa com o esporte e a saúde. A união de padarias, moinhos e do setor tritícola como um todo é importante para mostrar à população os benefícios que os derivados do trigo possuem, inclusive fazendo parte da dieta dos atletas que participam dessa prova”, pontua o Presidente do SAMPAPÃO, Rui Gonçalves.

A 5ª Corrida e Caminhada do Trigo contou com um momento de aquecimento para os participantes antes da largada, além de ações de patrocinadores na arena, como degustações de biscoito e de macarrão, quick massage, auriculoterapia, shiatsu, ação de fotografia 360º, painel instagramável, distribuição de lanches e brindes para os corredores.

A prova contou com o patrocínio de empresas ligadas ao setor de alimentação: Anaconda, Moinho Santa Clara, Rosa Branca, Dallas, Buhler, Bunge, Eurogerm, JMacedo, Massa Leve, Mirella, Nita e Vixen.

A Corrida premiou as três melhores colocações em cada categoria de disputa para quem se inscreveu na modalidade corrida: 5km masculino e feminino e 10km masculino e feminino. Todos os corredores receberam uma medalha de participação após a conclusão da prova e também tiveram a possibilidade de participar de um sorteio de brindes fornecidos pelos patrocinadores e parceiros, como vouchers de café da manhã de padarias da cidade de São Paulo, e ainda dois pingentes folheados em formato de trigo, oferecidos pela VL – A Joia do Agro.