Amedeo di San Marzano assume a presidência do Sindustrigo

Novo presidente ocupará o cargo de gestor do sindicato no triênio 2022-2025

O Sindicato da Indústria do Trigo no estado de São Paulo (Sindustrigo) elegeu uma nova diretoria executiva, constituída em votação realizada em abril. Com mandato até abril de 2025, Amedeo di San Marzano é o novo presidente da entidade, que representa os moinhos do estado há 80 anos e, atualmente, conta com nove associados.

Atuando há mais de 20 anos no segmento de moagem de trigo, di San Marzano concedeu uma entrevista ao Sindustrigo News, abordando temas que impactarão a sua gestão, como: fatores internos e externos que influenciam o mercado de trigo paulista, a importância do cereal e da união dos elos da cadeia e o papel do Sindustrigo nesse contexto.

Sindustrigo News: Como você analisa o momento atual do setor moageiro de São Paulo?

Amedeo di San Marzano: Estamos passando por um momento com alguns obstáculos, causados por fatores externos, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, a relação de troca entre o dólar e o real, além dos desafios internos, como os gargalos logísticos, entrave que se intensificou mais recentemente.

Não podemos deixar de mencionar também os impactos da pandemia no setor, que ainda são latentes e seguem refletindo nos números e no desempenho dos moinhos paulistas. Enfim, temos um cenário bem desafiador, que demanda atenção e uma certa cautela das empresas.

SN: Qual o papel do Sindustrigo neste contexto?

ASM: O Sindustrigo desempenha vários papéis nesse cenário. Incentivar e valorizar o trigo paulista é um deles. Fazer com que ele dure 12 meses também é uma meta, o que resolveria um dos gargalos da cadeia. Além disso, o sindicato atua, há alguns anos, junto a outros órgãos do setor, na busca por isonomia fiscal, com o objetivo de fortalecer o trigo do estado.

A entidade tem um papel fundamental na defesa e estruturação do setor moageiro de São Paulo, por ser a porta-voz e o elo entre todos os moinhos do estado. Por isso deve estar atenta às questões de interesse e relevância, promovendo debates e ações que auxiliem no desenvolvimento do setor.

SN: Como você vê a importância do trigo para a população em geral?

ASM: O trigo é uma das bases da alimentação. O Brasil ainda tem como pilar muito forte o arroz, mas o trigo é de vital importância, não somente para consumo humano, mas também para a alimentação animal.

Os alimentos à base de trigo, sem dúvida, são unanimidade nas casas dos brasileiros, estando na mesa do café da manhã, almoço e jantar diariamente. Por isso, é essencial olhar para essa cadeia com mais atenção e cuidado.

SN: Qual é a importância da união da cadeia do trigo paulista e como você avalia o trabalho do Sindustrigo para este propósito?

ASM: Os últimos 10 anos de trabalho do sindicato têm surtido um efeito positivo na união da cadeia, o que se reflete na qualidade do trigo de São Paulo, que aumentou consideravelmente, por conta do trabalho realizado pela entidade, em parceria com a Secretária de Agricultura do estado, com as reuniões da Câmara Setorial do Trigo.

Além disso, os produtores e as cooperativas entendem melhor as necessidades dos moinhos. O Sindustrigo, paralelamente com a Câmara, também tem como objetivo levar os produtores para dentro da indústria, para ampliar a relação entre esses elos da cadeia e a compreensão das demandas de cada um deles.

SN: Em meio aos desafios atuais, qual a mensagem que você gostaria de passar assumindo a presidência do Sindustrigo?

ASM: A gestão será inclusiva para todos os associados, seja ele pequeno, grande ou médio, e dedicada à cadeia como um todo, por meio de conexões com produtores de trigo, comerciantes, produtores de massas e biscoitos, pães e pães congelados. Nesta gestão, conversarei com todos estes elos, trabalhando arduamente para remover os gargalos que impactam o setor no estado e trazer resultados positivos para a cadeia do trigo.

Além disso, espero dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelos meus antecessores, representando os associados do Sindustrigo da melhor forma possível em busca do avanço, da evolução e da união do nosso tão estimado setor do trigo em São Paulo.