Notícias do Sindustrigo

Câmara Setorial debate perspectiva da safra e alteração da data do zoneamento agrícola

Foi realizada na última quarta-feira (10/6), em Capão Bonito (SP), a segunda reunião deste ano da Câmara Setorial do Trigo. Durante o encontro representantes dos diversos setores da triticultura, como cooperativas, moinhos, sementeiras e indústrias debateram a perspectiva da safra paulista 2015/2016, divulgando os dados da área plantada, produtividade e variedades de trigo. Além disso, os presentes discutiram sobre o panorama do mercado global, com especialista da Gavilon, empresa de gestão de commodities agrícolas.

Diante da necessidade de resolver a questão do zoneamento agrícola e da subvenção estadual para o seguro do setor, o assessor especial da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Alberto Amorim, criou um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar dois documentos oficiais com intuito de serem dirigidos aos órgãos competentes. A equipe será formada por representantes das cooperativas, com apoio do Apta - Polo Regional Paulista e da Secretária da Agricultura.

Especialista da Gavilon, apresentou o panorama do mercado e destacou uma oferta grande de trigo no mundo para este ano, o que pode acarretar em depreciação do valor do produto. O especialista ainda discorreu sobre uma possível diminuição na produção da Austrália por conta das condições climáticas desfavoráveis no país.

Na segunda parte da reunião, o especialista do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Hector Abel Palacios Cabrera, fez uma palestra sobre a gestão de micotoxinas. Em sua apresentação, Hector destacou o papel do produtor e das cooperativas no controle de proliferação de fungos na pré-colheita do trigo.

O presidente da Câmara Setorial do trigo, Nelson Montagna, encerrou a reunião com a divulgação de alguns números da produção de grãos divulgados em Brasília, durante a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno.


COMPARTILHE: