Com expectativa de safra recorde, cadeia do trigo se reúne em evento híbrido

Reunião da Câmara Setorial será realizada presencialmente e on-line, no dia 29 de julho, em Capão Bonito (SP)

Com expectativa de uma grande safra em 2021, o setor do trigo paulista se reúne novamente, para encontro da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, que será realizada no dia 29 de julho, às 9h, no Auditório da Cooperativa de Capão Bonito, em Capão Bonito (SP).

A segunda reunião do ano será realizada em formato híbrido, com a participação presencial de representantes da cadeia e, também, transmissão on-line pelo YouTube do Sindicato da Indústria do Trigo do Estado São Paulo – Sindustrigo.

Segundo o presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Victor Oliveira, no último encontro, em março, o cenário era pessimista, em relação à situação econômica e pandêmica do país, além de outros fatores que levaram o preço do trigo para novos recordes históricos. “Esse encontro será uma oportunidade de atualizar e alinhar a cadeia quanto ao potencial produtivo da safra 2021, custos de produção e expectativas do mercado atual e futuro”, explica.

Ao longo da reunião, o presidente fará uma breve apresentação sobre o panorama e o desafio da indústria, frente aos custos recordes de trigo ao longo do ano, que será seguida pela palestra de Pedro Sampaio, da empresa Gavilon, que apresentará a conjuntura do trigo mundial e nacional.

As Cooperativas do estado também estarão presente para apresentar a evolução dos rendimentos no campo, expectativas de produtividade, atraso na safra e estimativas de colheita deste ano.  “Temos uma expectativa de uma grande safra em 2021, com potencial de novo recorde, se o clima permitir. Tivemos registros de que algumas regiões foram afetadas pelas geadas, no início do mês de julho, por isso, com o reporte das Cooperativas, teremos uma análise mais assertiva do volume de produção previsto para o estado”, afirma Oliveira.

Após as apresentações, os participantes que estiverem presencialmente na reunião serão convidados a visitar um campo de demonstração da Biotrigo, no Polo Regional Sudoeste Paulista, onde serão apresentadas as cultivares ali cultivadas e as perspectivas.

“Essa é uma oportunidade muito interessante para que possamos verificar, in loco, possíveis novas cultivares da empresa, além de analisarmos seus resultados do ponto de vista de qualidade para o consumidor de farinha, rendimento no campo e resistência às chuvas e pragas”, finaliza Victor.

Os participantes que optarem pela reunião presencial deverão seguir os protocolos de segurança estabelecidos pela organização do evento, como uso de máscara obrigatório; medição de temperatura na chegada; distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos e entre os participantes da visita ao campo.

Em virtude da pandemia e restrições, a capacidade do evento será reduzida em 40%, por isso, se faz necessário o registro prévio dos participantes pelo link.

A reunião será transmitida pelo link: https://youtu.be/ylvwBAPcGg0