A 7ª Corrida do Trigo movimentou a manhã de 5 de
outubro na capital paulista, reunindo 2500 pessoas nas Praça Charles Miller, em
frente ao Estádio do Pacaembu. O evento teve como objetivo principal promover o
consumo consciente de alimentos derivados do trigo, como pães, massas e
farinhas, destacando seus benefícios nutricionais e seu papel essencial na segurança
alimentar global.
Neste ano, a programação trouxe novidades e
ampliou o alcance da iniciativa. Além das tradicionais provas de 5 km e 10 km,
foram incluídas uma caminhada de 3 km e uma corrida especial de 1 km dedicada
ao público infantil, realizada após as disputas principais. A diversidade de
percursos permitiu maior inclusão, atraindo desde atletas profissionais até
famílias inteiras em busca de lazer, saúde e conscientização.
A Corrida do Trigo é promovida por três
entidades de grande relevância para o setor: a Associação Brasileira da
Indústria do Trigo (Abitrigo), o SAMPAPÃO, que congrega o Sindicato e a
Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a Escola
Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC e o Fundipan, e o Sindicato da
Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).
Para o superintendente da Abitrigo, Eduardo
Assêncio, o evento representa uma importante ferramenta de comunicação com a
sociedade e de valorização da cadeia produtiva do trigo: é uma grande
oportunidade de mostrar que a farinha, o trigo e os produtos derivados são
sinônimos de saúde. “A corrida representa exatamente isso: bem-estar, energia e
vitalidade. É um momento de celebrar e valorizar o que fazemos: produzir alimento de qualidade, acessível e
fundamental para a humanidade, uma vez que o trigo é o principal fator de
segurança alimentar do planeta, alimento base de mais de um bilhão de pessoas.
Associá-lo a ideias negativas é um erro. Eventos como esse ajudam a resgatar e
reforçar o valor nobre do trigo na nossa alimentação”, afirmou.
Já o presidente do Sindustrigo, Max Piermartiri,
reforçou o papel da corrida como espaço de união entre o setor produtivo,
consumidores e amantes do esporte. “O
objetivo da corrida, agora na sua sétima edição, é reunir quem ama esporte,
quem valoriza o trigo e reconhece o pão como fonte de energia que move o nosso
dia a dia. Juntar tudo isso num dia lindo como o de hoje é motivo de celebração”,
frisou, ao convidar os interessados para as próximas edições: "Seguiremos
realizando eventos ainda maiores, fortalecendo a conexão entre alimentação,
saúde e bem-estar".
O presidente do SAMPAPÃO, Rui Manuel Rodrigues
Gonçalves, por sua vez, destacou a importância do pão na rotina alimentar,
especialmente para os praticantes de atividades físicas. “O pão representa energia e é um dos
alimentos mais importantes para o ser humano. Muitos desses atletas são nossos
clientes no dia a dia, e após a corrida, vão à padaria se alimentar. Isso
mostra a conexão direta entre nutrição e performance” explicou.
Segundo Rui, todo participante da corrida merece
ser parabenizado. “Tenho admiração por cada um e incentivo que sigam praticando
esporte. Isso é motivo de orgulho para todos nós, que trabalhamos com alimentos
essenciais para a população”, comemorou.
A edição deste ano, com patrocínio Gold das
empresas Bunge e Moinho Santa Clara, além do apoio Silver das marcas Anaconda,
Bühler, Nita, Rosa Branca e Famiglia Venturelli, premiou os primeiros colocados
das categorias principais e entregou medalhas a todos os participantes. Além de
incentivar hábitos saudáveis, o evento reafirmou o compromisso das entidades
organizadoras com a promoção de uma alimentação equilibrada e do esporte como
instrumento de transformação social.
Desde sua estreia, em 2017, a Corrida do Trigo já mobilizou cerca de 20 mil pessoas em cinco edições presenciais. A proposta central segue firme: reforçar os benefícios dos produtos à base de trigo, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fontes de energia, e combater mitos que desvalorizam sua importância na dieta moderna.