Notícias do Sindustrigo

Especialista apresenta possíveis substitutos de ADA na panificação, em reunião do GT do Controle da Qualidade

'Possíveis substitutos de azodicarbonamida (ADA)' foi o tema central da reunião on-line, na manhã de 5 de dezembro, realizada pelo Grupo Técnico do Controle da Qualidade, do Sindustrigo. O assunto foi apresentado pela especialista técnica em Aplicações de Panificação da Prozyn, Larissa Redigolo.


Durante a explanação, Larissa destacou que, embora o Brasil ainda permita até 40 ppm de ADA em farinha e pães, e os EUA até 45 ppm, algumas empresas têm optado por retirar o ingrediente de suas formulações, acompanhando tendências de consumo por rótulos mais limpos. 


 Em seguida, a especialista mostrou opções para substituir o ADA e explicou que um mix de glucose oxidase de nova geração (OXYZYME) demonstrou ser mais eficaz em todos os tipos de pães, com aumento da estabilidade; aumento da tolerância à mistura; melhora da estrutura de miolo (mais regular); boa extensibilidade; redução da pegajosidade; excelente reforço da rede e volume final; além de ser clean label. 


Após a explicação de Larissa, os representantes do GT discutiram os resultados da pesquisa sobre qualidade e volume do trigo paulista de 2024-2025, e falaram da planilha de dados (parâmetros) de lotes do trigo paulista 2025/2026, agendando a próxima reunião do grupo para fevereiro de 2026. 



COMPARTILHE: