Notícias do Sindustrigo

Está disponível a Sondagem de Investimentos do terceiro trimestre

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) elaboraram e disponibilizaram na última segunda-feira, 28/11, a Sondagem de Investimentos do terceiro trimestre de 2016. A pesquisa monitora a disposição do produtor em realizar investimentos adicionais nas seguintes áreas: custeio, máquinas e implementos agrícolas, infraestrutura e gestão de pessoas. As maiores preocupações dos produtores são os problemas relacionados ao clima, com 53% das respostas. Outro ponto de destaque é a alta incidência de pragas e doenças, atingindo 18%. A falta de trabalhador qualificado e a infraestrutura também foram citados, ocupando a terceira e quarta posição no ranking de preocupações dos produtores, com 11% e 9%, respectivamente.

A intenção de investimentos dos produtores agropecuários aponta menor disposição neste final de ano. A parcela que pretende investir em tecnologia foi reduzida de 78% no primeiro trimestre de 2016 para 57% no terceiro trimestre deste ano. Destes, 73% disseram ter interesse em adquirir sementes mais produtivas, uma parcela superior à registrada no levantamento anterior (63%). O investimento em fertilizantes diferenciados passou do terceiro item na lista de prioridades dos agricultores para o segundo lugar entre as sondagens realizadas no primeiro e terceiro trimestre de 2016. A terceira posição, compartilhada por 21% dos entrevistados, é ocupada pela intenção de investir em controle de pragas, doenças e ervas daninhas.

Em relação aos pecuaristas, no período, 60% deles disseram ter a intenção de investir em tecnologia - uma redução de 26 pontos percentuais em comparação com o primeiro trimestre do ano. Entre aqueles que pretendem investir, o item que concentra a maior parcela das intenções continua sendo a genética, com 87% das respostas, seguido por prevenção de doenças e parasitos, com 67%, reforma ou recuperação das pastagens, com 64%, e produtividade das pastagens, com 59%.

A proporção dos produtores agrícolas que afirmam ter a intenção de investir em máquinas e equipamentos na atual sondagem foi de 21%, mesmo resultado do primeiro trimestre deste ano. Entre aqueles que afirmam aumentar os investimentos, 55% dizem que vão direcionar os recursos para a compra de tratores - percentual superior ao registrado no período de janeiro a março de 2016.

Outro ponto que faz parte da Sondagem é o de Gestão de Pessoas. Aumentou a proporção de produtores agrícolas que planeja aplicar mais recursos na qualificação de pessoal. Os dados mostram que 30% dos agricultores estão dispostos a investir mais em gestão de pessoas, frente a 21% no primeiro trimestre do ano passado. O principal foco é aprimorar a formação e o treinamento da equipe de gerenciamento, seguido pela formação técnica dos operadores de máquinas e equipamentos.

Dos três primeiros meses de 2016 ao terceiro trimestre deste mesmo ano, o número de produtores agrícolas que pretendem investir em infraestrutura ficou relativamente estável, caindo de 19% para 18%. O item mais citado continuou sendo silos e armazém graneleiro, com 68%. Em seguida, estradas, com 38%. No mesmo período, porém, a parcela dos entrevistados dispostos a adquirir equipamentos de irrigação cresceu de 21% para 30%. O item benfeitorias, alojamentos e refeitórios também foi maior neste levantamento, citado por 25% dos entrevistados que planejam elevar o investimento.


COMPARTILHE: