FIPAN 2015 apresenta novidades para o setor do varejo

Começou nesta terça-feira (14) a FIPAN 2015 - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos. Até o dia 17 de julho, a feira que é promovida há 20 anos pelo Sampapão, reúne 450 marcas dos principais fornecedores e entidades do setor. O presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Christian Saigh, participou da abertura do evento e se mostrou positivo quanto a melhoria do panorama econômico.

"O evento vem em boa hora para que reforçarmos as nossas parcerias, melhorar nossos produtos e superarmos nossas deficiências. É tempo de se tornar ainda mais eficiente e se preparar para a retomada. Tenho certeza que superaremos. Eu desejo uma boa feira para todos", declarou Saigh.

Participam da feira os principais fornecedores da panificação dentre outros segmentos como empresas de máquinas e equipamentos, matérias-primas, embalagens e sistemas operacionais, além de produtos como bebidas, embutidos, sorvetes, chocolates.

Segundo o presidente do Sampapão, Antero José Pereira, apesar da crise econômica que afeta o País a feira teve um crescimento de 10%. "Esse ano a Fipan acontece em um cenário de crise. O setor da panificação foi afetado por isso e o faturamento caiu, em média, de 5 a 10%. Mas, eu sempre digo a vocês: nós das padarias somos muito ecléticos. Se perdemos uma fatia, vamos atrás de outra. Sejam bem-vindos à Fipan", saudou Pereira.

As novidades interessam aos donos e gestores de panificadoras, restaurantes, bares, pizzarias e também aos profissionais que desejam abrir um novo negócio na área. As empresas trouxeram lançamentos e novidades em produtos alimentícios, farinhas especiais, seladoras automáticas, câmaras climáticas, vitrines, e modeladoras com nova tecnologia.

O presidente do Senai-Sesi-Instituto Roberto Simonsen-Sebrae também participou do evento e destacou as ações na área da qualificação da mão-de-obra. "O setor da panificação é pulverizado, grande empregador e faz um produto final que alimenta a população e nutre um costume que faz parte da cultura. Eu mesmo sou um cliente assíduo das padarias. Temos firmado parcerias entre o Senai, as entidades de classe e padarias para capacitar os profissionais e assim melhor a qualidade dos produtos e serviços ", disse Skaf.